Pages

sábado, 17 de agosto de 2013

Especial DEL TORO: "O LABIRINTO DO FAUNO"

El laberinto del fauno-MÉXICO, ESPANHA
Ano: 2006
Elenco: Sergi López, Ariadna Gil, Maribel Verdú.

NOTA: «««««

Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Ariadna Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.


Em “A Espinha do Diabo” Guillermo Del Toro já buscava retratar a dor, não diretamente, mas presente no ambiente, da Guerra Civil Espanhola. E já usava a fantasia como ferramenta para exemplificar esse temor e descrença. Mas no filme de 2001 a fantasia era sutil e superficial, em “O Labirinto do Fauno”, Del Toro cria um universo muito mais fantástico, a trama se passa também durante a Guerra Civil Espanhola e o resultado final é um filme com um peso dramático maior e mais surpreendente que “A Espinha do Diabo”. 

Considerado por muitos críticos o seu melhor trabalho, e foi sim o seu maior sucesso de críticas até hoje, tendo concorrido ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e ganho 3 estatuetas nas categorias técnicas em 2007, “O Labirinto do Fauno” possui um olhar incisivo e esnobe das guerras, seja a Civil Espanhola ou as tantas outras que tivemos.


Na trama a Guerra Civil Espanhola chegou ao fim, mas rebeldes ainda lutam pelos seus direitos nas regiões das montanhas do norte. O exército espanhol se fixa numa casa da região e Ofélia, uma menina de 10 anos, junto com sua mãe, casada e gravida do coronel responsável pelo local, se mudam para a base do exército escondida nas florestas. Lá, Ofélia irá encontrar um labirinto e um mundo de fantasias que desperta para ajudá-la a enfrentar a solidão, a dor da perda do pai e o padrasto que não ama. 

Notem que o mundo fantástico vivenciado por Ofélia é passado sempre de maneira alegre e feliz que o próprio mundo real. Os verdadeiros vilões não são os seres mitológicos e sim os seres humanos causadores de dor e sofrimento. O coronel e padrasto de Ofélia, interpretado magistralmente por Sergi López, é um ser humano sem escrúpulos, violento e ameaçador, tipificando a imagem de homens que, assim como ele, foram os responsáveis pelo sofrimento de milhares de pessoas. 


Equilibrado, tenso, angustiante e desesperador, “O Labirinto do Fauno” é um conto de fadas ao estilo Guillermo Del Toro, triste mais esperançoso. A produção impecável, as atuações excelentes e o ótimo roteiro consagram o filme como o mais importante e significativo da carreira do diretor mexicano até agora.

Comentário por Matheus C. Vilela

CURIOSIDADES

- O ator Doug Jones ficava 5 horas na maquiagem para se caracterizar como o homem pálido. Depois de pronto, o ator usava os buracos do nariz do personagem para poder enxergar. 

- Ganhador de 3 Oscar: Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia. 

- Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

0 comentários: