Pages

sexta-feira, 24 de maio de 2013

VELOZES E FURIOSOS 6

Fast and Furious 6-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Justin Lin

Sinopse: Desde que o golpe de Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) no Rio de Janeiro deixou o grupo com US$100 milhões, os heróis se espalharam pelo globo. Mas a incapacidade de voltar para casa e viver em um lar tornou suas vidas incompletas. Enquanto isso, Jobbs (Dwayne Johnson) esteve perseguindo uma organização de mercenários sobre rodas, um grupo de homens cruéis divididos em 12 países, cujo mentor (Luke Evans) tem ajuda da destemida Letty (Michelle Rodriguez), a antiga namorada de Dom, que ele acreditava estar morta. A única maneira de parar este grupo de criminosos é superá-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir um grupo de elite em Londres. A recompensa? Perdão a todos eles, para poderem voltar para as suas casas e tornarem suas famílias completas novamente.


Quando um filme faz muito dinheiro, é mais do que óbvio que Hollywood fará uma continuação daquele material. E na medida em que tal material continuar enchendo os cofres do estúdio há grandes chances da franquia continua ativa. É o caso de “Velozes e Furiosos”. Mas o mais legal nessa franquia é que ela não é aquele exemplar nerd, nem almeja ser mais do que propõe. Principalmente nesses últimos anos, desde a volta de Vin Diesel no quarto capítulo, que a franquia assume sua natureza de filme pipoca mostrando aquilo que o grande público, principalmente homem, gosta de ver: ação, ação e ação. 

Porém, nem sempre “Velozes e Furiosos” foi assim. No inicio, com o lançamento e sucesso do primeiro filme em 2001, o grande destaque eram os carros turbinados e os rachas urbanos recheados de manobras radicais e perseguições daquelas de tirar o fôlego. Só que nas duas continuações que vieram em seguida, “+ Velozes e + Furiosos” e “Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio”, a franquia começa a mostrar sinais de esgotamento e a seriedade em torno da história junto com as corridas não estavam surtindo tanto efeito. Solução: reinventar! 


Diesel ficou fora nos dois longas posteriores ao original e retorna só no quarto, agora em um filme focado na ação e mais descontraído, tendo vários alívios cômicos. Os filmes com carros tunados e corridas clandestinas transformavam-se em filmes de assalto, tendo a parte da estratégia e as cenas de ação exageradas e divertidas. O novo visual agradou e muito o público fazendo de “Velozes e Furiosos 5: Operação Rio” o mais rentável de todos arrecadando impressionantes 622 milhões mundialmente, e foi o mais elogiado pelos críticos. 

Trazendo sangue novo a nova franquia “Velozes e Furiosos”, além de Vin Diesel, Paul Walker e cia, o elenco conta agora com a presença de Dwayne Johnson! E vê-lo lutar mano a mano com Vin Diesel no quinto filme já vale o ingresso pago! 


Portanto, seguindo o padrão apresentado no quarto e estabelecido no quinto, este sexto filme traz muita energia com sequências de ação bem coreografadas, divertidas e empolgantes. Tudo é conduzido com muito humor e criatividade. Momentos como a sequencia do tanque ou a do avião no final são exageradíssimas, mas não menos empolgantes e memoráveis. Afinal, se o cinema é também para viver o impossível, “Velozes e Furiosos 6” entende bem isso. 

Já com o sétimo capítulo confirmado eu confesso que não me canso dos filmes. Não são obras primas, mas conseguem cumprir com eficácia sua proposta com estilo e empolgação. Particularmente, prefiro o novo tom da franquia do que o estilo anterior. 


E pra ninguém dizer que não existem mais rachas em “Velozes e Furiosos”, este sexto capítulo possui uma sequencia pra saciar aqueles que estavam sentindo falta das competições clandestinas nos novos filmes. Até Vin Diesel se deleita com tal momento ao dizer com um sorriso maroto: “Como nos velhos tempos!”. 

Obs: Temos uma sequencia durante os créditos que introduz o vilão do próximo filme. E ele será interpretado por... Bem... É melhor você mesmo assistir e descobrir.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: