Pages

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Series: SHERLOCK - 3ª temporada

Sherlock - 3ª temporada-REINO UNIDO
Total de episódios: 3
Ano: 2014
Dirigido por: Jeremy Lovering, Colm McCarthy, Nick Hurran

NOTA: «««««


O último capitulo da segunda temporada “The Reichenbach Falls” terminava de um jeito que é impossível de não deixar até o menos nerd das criaturas com os pêlos do corpo arrepiados. Se você ainda não assistiu, por favor, pare de ler este texto porque vou falar sem receios o que acontece. Neste episódio da segunda temporada, temos um confronto espetacular entre Sherlock e o seu arqui-inimigo Moriarty (que vontade de ter visto um Moriarty desses no filme do Guy Ritchie...) o que resulta numa cena onde o vilão atira em si próprio, e Sherlock se joga de um prédio rumo a morte. Pronto! Watson assistiu ao “suicídio” do personagem, vê ele estirado no chão cheio de sangue e instantes depois o vemos desolado no velório do amigo. Mas, aí esta o segredo, a última cena de “The Reinchenbach Falls” é Sherlock assistindo de longe o seu próprio velório e a tristeza do fiel companheiro Watson. Fim! Só na terceira. E agora? Como ele sobreviveu? Qual foi o truque dessa vez? Não sabemos. Só na terceira oras. Problemas? Sim! Vai demorar dois anos poxa vida! Uma eternidade para os fãs do personagem e da minissérie. 

Mas o martírio acabou e eis que chegou 2014, e no primeiro domingo deste ano tivemos a tão esperada volta de Benedict Cumberbatch como Sherlock Holmes e Martin Freeman como Dr. James Watson. A maior ansiedade de todos era saber como Sherlock sobreviveu a queda. De inicio, o roteiro de Mark Gatiss junto com Steven Moffat (criadores do show) não revela como o personagem sobreviveu. Explora inúmeras hipóteses do que poderia ter acontecido partindo da opinião de várias pessoas. Cada um com a sua teoria, mas ninguém com algo realmente concreto. Já faz dois anos desde a “morte” de Sherlock. Watson não mora mais em Baker Street, está noivo de uma moça chamada Mary, mas ainda sente a falta do amigo e a vontade de sair daquela vida pacata em que vive. 


Tudo muda quando Sherlock aparece. Nesta terceira temporada o acerto de Gatiss e Moffat é não optar por deixar as coisas lineares, sem novidades. A química entre Sherlock e Watson está ainda melhor nesta temporada, mostrando como os atores estão confortáveis em seus respectivos papeis. Mais cômico que de costume e mais sarcástico que o habitual, Cumberbatch dá um show de atuação mostrando uma versatilidade de estilos notável. Percebam os momentos de agonia, ansiedade, preocupação e os ataques nerds típicos de Sherlock, o ator tira de letra todos eles. Destaco o momento do casamento de Watson no segundo episódio “The Sign of Tree”, quando Sherlock precisa fazer um discurso, já que é o padrinho, e, a partir daí, soluciona um caso no casamento! É incrível a dinâmica de Cumberbatch e a agilidade do roteiro que, aparentemente perdendo tempo mostrando muito do casamento de Watson, puxa o nosso tapete para fazer daquilo algo muito mais do que imaginávamos e uma parte fundamental para a investigação de Sherlock. 

Nesta terceira temporada conhecemos quem são os pais de Sherlock Holmes, e Mary, a noiva de Watson, terá uma importância fundamental ao longo temporada, principalmente no último capítulo “His Last Vow”. Aqui também é explorado melhor o relacionamento de Sherlock com o seu irmão Mycroft onde descobrirmos que este financia as investigações do irmão.


Com quase 10 milhões de expectadores só no primeiro episódio transmitido no primeiro domingo deste mês na Inglaterra (a maior audiência das três temporadas), a série continua mostrando-se um sucesso que os fãs não querem perder. Benedict Cumberbatch e Martin Freeman confirmaram uma quarta temporada que trará a volta do vilão Moriarty! Como? Para tudo! Ele não havia se matado na segunda temporada? Pois é, só saberemos como ele sobreviveu daqui a dois anos na quarta temporada de “Sherlock”. Infelizmente, só em 2016.

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Unknown disse...

Excelente postagem! Só uma coisa você colocou "James Watson", enquanto na verdade é "John Watson".