Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O VOO

Flight-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Robert Zemeckis

Sinopse: Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.


“O Voo” marca a volta do diretor Robert Zemeckis (Forrest Gump, Náufrago) aos filmes live action, depois de uma década investindo em animações motion capture como “O Expresso Polar” e “Os Fantasmas de Scrooge”. Estrelado por Denzel Washington numa atuação sensível que está sendo lembrada em todas as premiações deste ano, inclusive o ator recebeu a sua quinta indicação ao Oscar pelo papel.


A primeira cena de “O Voo” já apresenta a condição problemática do nosso protagonista, chamado de Whip (Washington). Na cama com uma das aeromoças com quem trabalha, envolto de bebidas e drogas, ali já temos conhecimento dos seus vícios e de como aquilo lhe trará problemas mais tarde. Após isso, nos 20 primeiros minutos de filme Robert Zemeckis já cria uma tensão angustiante apresentando o problema que acontece com o avião de Whip e a sua luta para reverter a situação e salvar todos que estão presentes. Com isso, o diretor coloca o público dentro do avião juntamente com os personagens e deixando nossos nervos à flor da pele, criando uma tensão que me lembrou de quando assiste “Voo United 93”. Depois disso, “O Voo” adentra no drama do protagonista, em seus problemas com bebidas alcoólicas e como aquilo poderá lhe prejudicar nas investigações que estão sendo feitas sobre o acidente que aconteceu com o avião que pilotava.

Agora calma! O tal acidente não é nenhuma revelação importante do filme, tem isso no trailer. O foco de “O Voo” é se aprofundar nessa figura difícil que é o personagem de Washington mostrando sua decadência física por causa do álcool e como tal tragédia prejudicou mais ainda a sua situação.


Zemeckis cria um filme sem muitas surpresas ou originalidades, que acompanha sem ousadias essa figura complicada. Nada que já não vimos em outros filmes de pessoas viciadas, onde têm os momentos de redenção e lições de moral para o público. Mas a ótima direção, principalmente o angustiante começo, e a soberba interpretação de Denzel Washington fazem de “O Voo” um filme envolvente, que passa com eficácia suas mensagens positivas e lições de vida. Recomendo!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: