Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

A NEGOCIAÇÃO

Arbitrage-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Nicholas Jerecki

Sinopse: Às vésperas de vender sua empresa milionária, Robert Miller (Richard Gere), um magnata da bolsa de valores, envolve-se em um acidente automobilístico causando a morte de uma pessoa. Para preservar sua imagem, ele esconde sua responsabilidade no caso. Mas um investigador (Tim Roth) está disposto a descobrir o verdadeiro culpado, sabotando todos os planos de Robert.


“A Negociação” é aquele filme que não causa um grande impacto de fazer você ficar pensando em tudo o que aconteceu quando desliga a televisão. Porém, é um suspense competente em sua construção que consegue nos fazer se interessar pelo que está acontecendo e principalmente em querer saber como tudo aquilo irá terminar. 

O filme é dirigido pelo estreante em longa metragem de cinema Nicholas Jerecki, que havia feito um curta e um documentário chamado “The Outsider”. Jerecki, que também escreveu o roteiro, com este “A Negociação” aborda a complexa situação do mercado financeiro nos Estados Unidos nesses últimos anos, mostrando que a bomba pode explodir no colo de qualquer um a qualquer momento. Mas pior do que isso é quando essa bomba vem acompanhada de outros problemas envolvendo família e um acidente de carro que mata uma pessoa. E quando se trata de sair por cima nos negócios, absolutamente nada pode atrapalhar que os planos corram de acordo, e claro, é preciso manter as aparências, portanto, o que tiver que ser feito tem que ser feito. 


Mas a força do longa não está somente em sua competente direção e na intrigante história, mas também em seu talentoso elenco. Richard Gere à medida que envelhece vêm se encaixando melhor em papéis mais imprevisíveis e complexos, e aqui apresenta todo o seu talento criando uma figura centrada, sagaz e que sabe que não pode deixar a peteca cair. Susan Sarandon interpreta a esposa de Gere e cria um laço de tensão forte com ele. Destaco uma negociação feita entre ambos nos momentos finais do filme, uma cena ótima que exemplifica o clima desse universo de aparências e interesses. 

Ainda que não seja nada de surpreendente ou maravilhoso, “A Negociação” é um empolgante e eficiente exemplar que não só mostra o difícil mercado financeiro atualmente, como também cria em cima um suspense com ótimos personagens e uma trama bem intrigante. Vale a pena conferir!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: