Pages

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Especial Princesas Disney: A BELA ADORMECIDA (1959)

Se preparando para o lançamento do sucesso e elogiado "Frozen - Uma Aventura Congelante", o novo filme de princesa da Disney que estreia dia 03 de Janeiro aqui no Brasil, nosso blog vai preparar um especial onde vamos falar sobre cada filme de princesa dos estúdios Disney. Let´s begin!

SLEEPING BEAUTY
Ano: 1959
Dirigido por: Clyde Geronimi


Até aquele ano, 1959, “A Bela Adormecida” era o filme animado mais caro já produzido pelos estúdios Walt Disney, com um custo estimado de US$ 6 milhões, um valor alto para a época. Buscando realizar algo nunca antes feito pelo estúdio, Walt Disney desafiou a equipe de mais de 300 animadores a criar traços que se aproximassem ao máximo da nossa realidade, e que fosse diferente dos outros filmes de princesa já lançados, como “A Branca de Neve e os Sete Anões” e “Cinderela”. 

Os primeiros tratamentos do roteiro de “A Bela Adormecida” começaram em 1950, dois anos depois o projeto ganhou força total e o filme, desde então, foi aquele que mais se fez reuniões para falar da história. 


A cena final com a princesa Aurora e o príncipe Felipe dançando nas nuvens era uma ideia que Walt Disney já tinha vontade de executar desde “A Branca de Neve” e “Cinderela”, porém, só em “A Bela Adormecida” que Walt conseguiu enquadrar o momento dentro da trama. 

A Bela Adormecida”, particularmente, é o filme de princesa que possui um dos melhores clímax já criados pela Disney. Gosto muito do embate do príncipe com a vilã Malévola, que se transforma em um imenso dragão para impedir que ele chegue ao castelo e salve a princesa. Obviamente, pelo custo de fazer uma animação na época, que o combate é rápido e, infelizmente, deixa um gostinho de quero mais. 


Dando maior ênfase às fadas madrinhas, agora personagens importantes e com participações maiores na história, as três fadas do bem conquistam o público com o carisma e simpatia, assim como a princesa Aurora, que acho graciosa e de um visual realmente encantador. Das antigas, talvez seja a que mais considero bonita. Rivaliza, possivelmente, com Pocahontas.

Comentário por Matheus C. Vilela

CANÇÃO CLÁSSICA: "Once Upon a Dream"




0 comentários: