Pages

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

42 - A HISTÓRIA DE UMA LENDA

42-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: Brian Helgeland
Elenco: Chadwick Boseman, Harrison Ford, Christopher Meloni.

NOTA: «««««

Sinopse: 1946. Jackie Robinson (Chadwick Boseman) é um jogador de baseball que disputa a liga nacional dos negros até ser recrutado por Branch Rickey (Harrison Ford), o executivo de um time que disputa a maior competição do esporte nos Estados Unidos. Rickey quer que Robinson seja o primeiro negro a disputar a Major League na era moderna, o que faz com que ambos tenham que enfrentar o racismo existente não apenas da torcida e da diretoria, mas também dentro dos campos.


Aparentemente, “42 – A História de Um Herói” não passa de mais um filme sobre beisebol e superação como o cinema estadunidense faz aos baldes. Mas isso só aparentemente! O tema superação persiste, mais o beisebol é apenas um pano de fundo para o roteiro escrito pelo também diretor Brian Helgeland se centrar na trajetória de Jack Robinson, o primeiro negro a integrar um time de beisebol nos Estados Unidos numa época onde os negros ainda eram vistos como seres marginalizados que não mereciam viver na sociedade. 

Nesse período onde o preconceito era forte e demonstrado pelos brancos a torta e a direita nas ruas e em diversos estabelecimentos públicos e particulares, “42” cria uma abordagem envolvente e orgânica onde o maniqueísmo de emoções favorece a própria história. Não é um filme sobre beisebol, mas sobre o racismo, o que transforma a fira em um material mais abrangente e interessante. 


“42” é cheio de trilha sonora melosa e momentos triunfais nitidamente construídos para emocionar o público. Se não bem trabalhado tal efeito pode tornar-se exacerbado e cair no ridículo. Mas o diretor Brian Helgeland (conhecido por ter dirigido “Coração de Cavaleiro” com o falecido Heath Ledger) foca nos personagens e utiliza-se do melodrama de forma controlada. Nos faz se interessar pelo protagonista e principalmente na sua determinação em superar o racismo, presente não só no esporte mas em todos os lugares. 

O resultado é um filme belo, encantador e tocante. Chadwick Boseman brilha como Jack Robinson enquanto que Harrison Ford traz maturidade e peso ao filme como o dono do time que contrata Robinson para integrar a equipe, uma atuação, aliás, nada menos que soberba. 


42 – A História de Uma Lenda” surpreende e merece ser visto. Recomendo!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: