Pages

segunda-feira, 18 de março de 2013

A FUGA

Deadfall-EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Stefan Ruzowitzky

Sinopse:Em uma região próxima a fronteira com o Canadá, os irmãos Addison (Eric Bana) e Liza (Olivia Wilde) sofrem um acidente durante a fuga de um assalto cometido por eles. Para despistar a polícia, decidem se separar momentaneamente e seguem caminhos distintos. Enquanto isso, o jovem Jay (Charlie Hunnam) acaba de sair da prisão com a intenção de encontrar a mãe (Sissy Spacek) e o pai (Kris Kristofferson) durante o feriado de Ação de Graças. Mas ele acaba conhecendo Liza no meio do caminho e sem saber do passado dela, se deixa seduzir por sua beleza. Só que o tal irmão da garota vinha deixando um rastro de sangue por onde passava e seus destinos podem se cruzar a qualquer momento.


Com pouca divulgação, discretamente chega aos cinemas este “A Fuga”, estreia em Hollywood do diretor austríaco Stefan Ruzowitzky, que venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pelo excelente “Os Falsários”, e mais uma vez mostra competência em conduzir uma história e em criar tensão ainda que não tenha um grande material para isso. 

Os momentos iniciais e finais deste “A Fuga” temos um competente exemplo do bom posicionamento das câmeras de forma a gerar o clima imprevisível e angustiante de tais cenas. O uso do silêncio e da trilha sonora na hora certa comprova essa qualidade do diretor e do clima envolvente que este cria.


Mas ainda assim “A Fuga” poderia ter sido algo bem mais impactante. A culpa não é nem de Stefan, mas sim do roteirista Zach Dean. Ele acerta em vários momentos, cria sequências ágeis que com a boa direção resulta nas qualidades já mencionadas no inicio. O problema é que temos um romance e algumas situações um tanto quanto previsíveis. Tudo isso poderia ter sido deixado de lado e o foco ser unicamente o suspense de determinadas cenas, como quando os bandidos estão na casa de um casal no último ato.

Teríamos algo a lá Hitchcock e bem instigante, porém, infelizmente são cortados por momentos banais de um romance pouco convincente e sem graça, e pela presença de dois personagens (dois policiais) que não acrescenta em nada ao filme, e as partes que o roteirista Zach Dean decide aprofundar em suas histórias só faz atrapalhar o ritmo do filme. 


Com um bom elenco e eficiente direção, “A Fuga” consegue ser um filme envolvente e empolgante em certos momentos. Ainda que falho, é uma obra que merece ser vista.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: