Pages

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O AMANTE DA RAINHA

En Kongelig Affere-DINAMARCA
Ano: 2012 - Dirigido por: Nikolaj Arcel

Sinopse: Século XVIII. Caroline Mathilde (Alicia Vikander) é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard). Em viagem pela Europa, a saúde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento médico torna-se necessário. O alemão Johann Struensee (Mads Mikkelsen) é escolhido e rapidamente conquista a confiança do rei, tornando-se seu confidente e principal conselheiro. Promovido a médico da corte, Struensee também se aproxima cada vez mais de Caroline. Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do país e iniciam uma surpreendente reforma de inspiração iluminista.


Gosto muito de filmes históricos, principalmente quando aprendemos com eles. Neste filme dinamarquês indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, são relatados os fatos ocorridos no século XVIII na Dinamarca, e ainda que se chame “O Amante da Rainha”, o foco acaba sendo os problemas políticos ocorrentes no período quando o Iluminismo estava ganhando força, enquanto que a parte “romântica” funciona como válvula para o desenrolar dessa trama envolvendo os interesses da nobreza e de seus oponentes, já que o tal amante da rainha, que é o médico particular do rei Christian VII, é a favor das idéias iluministas e torna-se o melhor amigo do rei, portanto, tal aproximação gerará desconfianças por parte dos conservadores que se sentirão com os seus ideais ameaçados.


A parte do romance, ainda que seja uma história real, é aquela velha história da princesa que é forçada a se casar com um rei excêntrico que ela não ama, até o momento que irá se apaixonar por um homem belo que despertará o seu interesse. Nada de muito original, porém, tal detalhe beneficia mais do que atrapalha, já que o foco, como já dito, não é esse e sim os fatos políticos da época, e com isso, o filme torna-se bem mais instigante e envolvente onde a trama da rainha com o seu amante colaboram para a tensão e o desdobramento dos fatos.

Como é obrigação em um filme de época, a produção de “O Amante da Rainha” é simplesmente linda. Uma fotografia por vezes densa, em outros momentos mais viva, mas sempre conseguindo ressaltar a emoção de cada momento. Do mesmo modo o figurino é exemplar, a trilha sonora suave e bela colaborando também para o nosso envolvimento na história.


Dirigido por Nikolaj Arcel e estrelado por Mads Mikkelsen e Alicia Vikander, o longo merece a nossa atenção. Um exemplar eficiente de época que não soa em nenhum momento arrastado e cansativo. Muito pelo contrário, Arcel conduz com dinamismo e fluidez a trama, nos colocando diante dos acontecimentos e gerando o nosso interesse cada vez mais pela história.

Muito mais do que um filme sobre “amor proibido”, “O Amante da Rainha” é um exemplar político. E do bom! Recomendo!

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: