Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

JACK REACHER - O ÚLTIMO TIRO

Jack Reacher/EUA
Ano: 2012 - Dirigido por: Christopher McQuarrie

Sinopse: Um crime brutal foi cometido contra cinco pessoas ao mesmo tempo e um atirador de elite, veterano de guerra, foi acusado pelos assassinatos sem muita chance de defesa. Durante o interrogatório, ele cita apenas o nome de Jack Reacher (Tom Cruise), um ex-combatente com inúmeras condecorações, dado como desaparecido para o governo e autoridades. Só que ele aparece do nada e resolve investigar por conta própria o tal mistério. Sua teoria é que existe uma ligação entre as mortes e o verdadeiro responsável tem outros interesses, procurando desviar a atenção. Só que Jack não desiste da verdade e tem um jeito especial de fazer a sua justiça, doa a quem doer.


Baseado no livro “One Shot” (ou Alerta Final) de Lee Child, “Jack Reacher – O Último Tiro” é aquele filme que investe todo o tempo em formar a imagem do herói, o homem invencível que dá conta de tudo e de todos. Algo meio oitentista bem comum nos clássicos filmes encabeçados por Schwarzenegger, Stallone, Bruce Willis e por aí vai. E com isso, este “Jack Reacher” segue essa mesma linha aproveitando toda a competência de Tom Cruise para a ação. 

A direção fica a cargo de Christopher McQuarrie. Estreante no posto, McQuarrie é roteirista e assinou o roteiro do excelente “Os Suspeitos”, de 1994, no entanto, caiu na irregularidade ao escrever filmes como “Operação Valquíria” e o detestável “O Turista”, obras estas que não causam impacto algum. Então, o fato de ser o diretor e também o roteirista aqui é de se preocupar, porém, surpreendentemente McQuarrie consegue criar um filme eficiente, mostra que sabe dirigir bem as cenas de ação e busca nesse clima oitentista apresentar um novo personagem ao cinema. 


Tom Cruise vem recuperando o seu prestigio após alguns anos de declarações infelizes e atitudes erradas. Depois do sucesso que foi o último “Missão Impossível”, Cruise vem reconquistando o gosto do público e neste “Jack Reacher” o astro esbanja carisma, agilidade e talento para prender a nossa atenção. 

Agora, “Jack Reacher” também não é de um todo perfeito. O filme tem os seus problemas e por mais que eu tenha gostado da direção de McQuarrie e da história em si, são erros notáveis. Se em dado momento McQuarrie acerta por causar dúvidas sobre quem é quem no filme, até mesmo se o próprio protagonista é realmente confiável, por outro lado essa qualidade logo é descartada quando tudo é rapidamente revelado caindo assim num desfecho bem clichê e bobo. E também se avaliarmos as atitudes e explicações para as atitudes dos vilões, veremos o quão desinteligentes estas são. 


Entretanto, o resultado final de “Jack Reacher – O Último Tiro” é a de um filme divertido, empolgante em seu desenrolar e que vale cada minuto. Esta longe de ser um dos melhores de Tom Cruise, mas ainda assim merece ser visto. Mesmo com deslizes, ao término me senti satisfeito e curioso para mais histórias desse Jack Reacher. Frases como “Só vai achar esse cara se ele quiser ser achado” e outras de efeito são bem frequentes no filme, e na construção da lenda, tanto Christopher McQuarrie quanto Tom Cruise fizeram um bom trabalho.

Nota: «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

1 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Este filme tinha que estar passando na temporada Django Livre, Lincoln , O Mestre e A Viagem (este que ainda nem vi!). Vai ficar para DVD.

Ótimos comentários Matheus, de fato, Cruise resolveu fazer filmes de ação de agora em diante, ao menos ele é melhor que o Liam Neeson.

Abs.