Pages

domingo, 18 de agosto de 2013

Especial DEL TORO: "HELLBOY 2 - O EXÉRCITO DOURADO"

Hellboy 2 - The Gonden Army
Ano: 2008
Elenco: Ron Perlman, Selma Blair, Luke Goss

NOTA: «««««

Sinopse: Hellboy (Ron Perlman), Liz Sherman (Selma Blair) e Abe Sapien (Doug Jones) seguem trabalhando para a Agência de Pesquisa e Defesa Paranormais. Apesar dos constantes avisos para não se expôr ao público, Hellboy permite que seja flagrado pela TV. Isto faz com que ele e a agência fiquem famosos, o que permite que ajam à luz do dia e sem se esconderem sempre. Para coordenar a nova fase da agência é chamado Johann Krauss (James Dodd / John Alexander), com quem Hellboy enfrenta problemas por não respeitar suas ordens. Paralelamente uma antiga trégua existente entre a humanidade e os filhos da Terra é rompida, quando o príncipe Nuada (Luke Goss) resolve reunir os fragmentos de uma coroa para trazer à vida o exército dourado, composto por máquinas assassinas aparentemente indestrutíveis.       


Em um ano em que “Batman – O Cavaleiro das Trevas” foi lançado nos cinemas e explodiu a cabeça do mundo inteiro se consagrando como um clássico instantâneo e um dos melhores filmes de super heróis de todos os tempos, “Hellboy 2 – O Exército Dourado” passou batido e sem grande repercussão. Ainda que o primeiro não tenha feito um estrondoso sucesso, as chances de “Hellboy 2” em tentar cair na graça do público foram um tanto quanto prejudicadas. Uma pena, pois o filme não só consegue ser melhor que o primeiro, como possui muito mais fantasia e aventura de deixar orgulhoso nosso querido mentor do gênero, o mestre Steven Spielberg. 

Esta continuação pode parecer estranha em certo momento porque no anterior não tivemos tanta profundidade no universo fantasioso de Hellboy. Não como vemos aqui, onde somos apresentados a mundo escondido de monstros, a criaturas que vivem no nosso meio disfarçadas de seres humanos (lembra de MIB?) , e outras coisas. Uma abordagem claramente advinda dos contos fadas, cujo DNA se encontra em todo o filme. 


Optando por criar uma história única para cada filme, Guillermo Del Toro nitidamente se inspira em Spielberg aqui. Com muito mais ação, investigação e fantasia, o filme é um baita exemplar de cinema matinê, algo que Spielberg é mestre em fazer, e que Del Toro mostra aqui ser um apaixonado pelo estilo, e cria um filme muito mais dinâmico que o anterior, cuja história flui melhor, o humor é mais acentuado e as cenas de ação altamente empolgantes. Uma obra memorável que vale muito a pena!

Comentário por Matheus C. Vilela

CURIOSIDADES

- A empresa Revolution Pictures estava interessada em participar da produção deste "Hellboy 2", porém, depois da Sony Pictures abandonar o filme alegando que o personagem Hellboy não poderia proporcionar uma franquia de sucesso, a Sony então colocou os direitos a venda e a Universal Pictures comprou os direitos e deu continuidade ao projeto. 

- O ator Ron Perlman recebeu uma proposta para interpreta o personagem Piccolo em "Dragonball Evolution" (2009) mas recusou para encarnar pela segunda vez Hellboy.

- Rupert Evans, que interpretou o agente Meyers no primeiro filme, não pode participar da continuação porque estava comprometido com a peça "O Beijo da Mulher Aranha", o que resultou na retirada do seu personagem do roteiro. 

0 comentários: