Pages

sábado, 8 de junho de 2013

Series: SHERLOCK - 2ª TEMPORADA

Sherlock 2ª temporada-REINO UNIDO
Total de episódios: 3
Ano: 2012
Dirigido por: Paul McGuian e Toby Haynes.


Surpreendendo em todos os aspectos, a primeira temporada desta minissérie britânica “Sherlock” feita pela BBC baseado nos contos escritos por Sir Arthur Conan Doyle, conseguiu não só trazer o personagem Sherlock Holmes para os dias de hoje mantendo todos os elementos de suas histórias, e características dos personagens, como conseguiu criar uma narrativa cheia de maneirismos de câmera, reviravoltas surpresas e um suspense de deixar Conan Doyle orgulhoso. 

Com o estrondoso sucesso dos três primeiros capítulos, eis que é lançado em 2012 a segunda temporada com mais três episódios de uma hora e meia cada um e tramas singulares. E a segunda temporada consegue ser ainda melhor que a anterior, com histórias cada vez mais angustiantes e empolgantes, baseado em contos conhecidíssimos do escritor britânico. 


O primeiro episódio “Escândalo em Belgravia” baseia-se no conto “Escândalo em Bohemia” e traz uma das personagens mais conhecidas dos livros do detetive, Irene Adler, a mulher que desestabilizou o mundo de Holmes, e possivelmente a única que amou de fato. Adler é articulosa, inteligente e sabe jogar com Holmes. Não se intimida e revida batendo de frente com o detetive. Aqui, esse jogo vai ganhando proporções cada vez maiores resultando em um dos melhores episódios da série. 

O segundo episódio baseia-se naquela que talvez seja a mais conhecida história de Sherlock Holmes: O Cão dos Baskerville, tratando de uma cidade atormentada pela presença de um cão com fogo saindo pelos olhos e pela boca. No livro, a trama envolve maldições familiares sobre um cão amaldiçoado que começa a matar todos os membros da família Baskerville. Já na série, a adaptação não poderia ter sido mais feliz. Trazendo a trama para os dias atuais, não temos o lado da maldição familiar. A família continua, agora com outro nome, mas Baskerville é agora uma base militar, localizada na cidade de mesmo nome, que realiza experimentos em animais e teria criado o tal cão monstruoso. Respeitando o conto de Conan Doyle, o roteirista Mark Gatiss dá novos ares à famosa história mantendo não só a tensão da criatura, como também a empolgação de ver Sherlock Holmes e Dr. Watson investigando o caso. 


Finalizando a segunda temporada, este terceiro episódio falo sem medo que é o meu favorito de todos os seis já feitos até hoje. Baseado no conto “The Final Problem”, não quero entrar muito em detalhes para não estragar a experiência de quem ainda não viu. Quem já leu o livro sabe o que acontece, ainda que aqui ocorra  de maneira completamente diferente. Mas não menos surpreendente. Contando com a presença do arqui-inimigo de Holmes, Jim Moriarty, agora mais insano e imprevisível que na primeira temporada numa interpretação sempre magistral de Andrew Scott, Holmes e Dr. Watson são levados ao extremo como nunca antes foram. Numa trama bem amarrada que destrói toda e qualquer expectativa do público, “The Reinchenball Fall” é “O Cavaleiro das Trevas” da segunda temporada, com uma das melhores disputas entre herói e vilão que já vi. 


Com a terceira temporada já confirmada e as gravações em curso, “Sherlock” é um deleite para os fãs de Sherlock Holmes e para todos que buscam algo de qualidade, visto hoje em dia com maior frequência na TV. Melhor ainda que a temporada anterior, a expectativa para a terceira não poderia ser maior. Vale muito a pena!

Nota:  «««««

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: