Pages

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Especial DEL TORO: "BLADE 2"

Blade 2-EUA
Ano: 2002 - Dirigido por: Guillermo Del Toro
Elenco: Wesley Snipes, Ron Perlman, Léonor Varela.

NOTA:  «««««

Sinopse: Blade (Wesley Snipes) é um ser meio homem, meio vampiro que é consumido pelo desejo de vingança contra os seres que atacaram sua mãe antes mesmo dele nascer e fizeram com que ele se tornasse o que é atualmente. Com isso, ao crescer Blade iniciou uma verdadeira cruzada pessoal para combater e eliminar os vampiros, mas agora uma nova raça mais poderosa chamada reapers, criada a partir de cruzamentos genéticos entre humanos e vampiros, ameaça eliminar ambas as raças. Visto isso, Blade se alia aos seus maiores inimigos para que, juntos, possam combater esta nova raça de seres.


Costumo brincar que Guillermo Del Toro com “Blade 2” conseguiu de uma vez por todos o seu green card para os Estados Unidos. Tudo bem que o seu primeiro trabalho em solo norte americano foi com “Mutação” de 1998, mas foi somente com “Blade 2” que Del Toro conseguiu aparecer para o grande público com um filme mais comercial baseado em um personagem de histórias em quadrinhos. 

Por mais que o primeiro “Blade” seja competente e divertido, particularmente não me empolgo muito com o personagem. Simples questão de gosto e identificação. Não acho ruim, mas também não ovaciono como muitos fazem. Respeito total, claro.  


Este “Blade 2” segue a linha do primeiro e o talento de Del Toro para o suspense, a ação e a fantasia reunidos é posto a prova. O resultado final é satisfatório com sequencias de ação envolventes e bem filmadas. Principalmente a luta final entre Blade e o vilão. 

O que não me agrada é que Del Toro não acerta no ritmo que pendula bastante durante todo o filme, e também em explorar muito superficialmente as motivações dos vilões, o que tira o impacto das reviravoltas. Obviamente Del Toro não possuía total liberdade criativa no material, que claramente possui muitas dedilhadas do estúdio. O diretor só vai acertar de fato em uma adaptação no ano seguinte onde, a frente total do projeto, fará o excelente “Hellboy”. 


Portanto, “Blade 2” diverte e agrada. Não é nada marcante ou memorável mas serve de treinamento para Guillermo Del Toro entrar de vez em Hollywood.

Comentário por Matheus C. Vilela

CURIOSIDADES

- O diretor Paul Hunter (de O Monge A Prova de Balas) foi cotado para dirigir o filme.

- A frase "No real reapers were hurt during the making of this film" (Nenhum reapers real foi machucado durante as filmagens deste filme) aparece nos créditos finais. 

- Mike Mignola e Tim Bradstreet, artistas das histórias em quadrinhos do personagem, trabalharam na área de concepção artística dos cenários e de todo o visual do filme.


0 comentários: