Pages

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TOP 20 - PIORES FILMES DE 2013

Nosso TOP 20 dos PIORES FILMES DE 2013 lançados nos cinemas brasileiros este ano está no ar! Deixe também nos comentários a sua lista dos piores filmes. Um feliz 2014! Bom cinema!

OBS: A LISTA ESTÁ EM ORDEM ALFABÉTICA.



01. AMOR PLENO 

Gosto e muito de Terrence Malick, principalmente do Malick do século XX e não o experimental e contemplador desses últimos anos. A moda começou com “A Árvore da Vida”, que não considero uma obra prima, mas é um filme bom que passa algo e têm um objetivo dentro da história, diferente deste “Amor Pleno” onde Malick exerce, novamente, seu amor pela natureza, mas agora criando um filme que nunca chega a lugar algum e se perde com um desenrolar contemplativo, cheio de imagens bonitas da natureza, grande parte da trama é narrada em off, e no final, a única sensação que fica é a de puro tédio. Surpreendentemente, é um dos piores do ano!

02. AMOR PROFUNDO

Estava empolgadíssimo para ver este filme principalmente por ter a presença do ascendente Tom HIddleston, intérprete do vilão hit do momento Loki, de Thor, porém, é mais um filme dirigido sem propósito que nunca leva a algo concreto. Focando nas desilusões e desesperanças da personagem de Rachel Weizs, o filme peca por não construir esses sentimentos de maneira linear, e isso juntando com um ritmo lento e parado, torna a experiência cansativa e os personagens desinteressantes. Bem fraquinho!


03. APOSTA MÁXIMA


Ben Affleck chefão da máfia de jogos? Ok! Justin Timberlake o prodígio cegado pela ganância e que entra nesse mundo? Ok! Dois atores eficientes, mas que, infelizmente estão a mercê de um roteiro mal escrito, que nunca explora o poder do personagem de Affleck, e por isso, ele nunca convence, e as resolução são previsíveis e nada surpreendentes. Um filmeco que deveria ter ido direto para DVD! 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

04. BLING RING - A GANGUE DE HOLLYWOOD



Sopia Copolla é outra diretora que nunca consegue chegar a lugar algum em seus filmes e enrola que é uma beleza. Toda delicada, sutil, com produção refinada, mas que nunca sai do lugar, este “Bling Ring” é um desses exemplos. Aliás, os únicos filmes competentes da diretora são seus dois trabalhos inicias “As Virgens Suicidas” e, principalmente, “Encontros e Desencontros”. O resto? Bom pra se deixar de lado e esquecer. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

05. DEZESSEIS LUAS


Outro derivado da moda “Crepúsculo”, porém, com algo bem melhor do que muitos desses derivados por aí: o filme possui dois protagonistas talentosos e carismáticos que convencem! O grande problema, justamente, fica a cargo do roteiro que aposta em cafonices e num melodrama tedioso e sem graça. E olha que o elenco de apoio é forte com atores de calibre como Viola Davis, Emma Thompson e Jeremy Irons. Uma pena, realmente. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

06. FAROESTE CABOCLO

“Faroeste Cabloco” conseguiu pegar uma música sensacional, com uma história cheia de humor negro, ação e crítica social e transformar num filme de romance insosso, previsível e sem graça. Primeiro que os realizadores mudaram totalmente a cronologia dos fatos narrados na canção de Renato Russo, e segundo que tiraram todo o humor existente na letra fazendo um filme que nada impressiona ou empolga. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

07. GENTE GRANDE 2

Como as recentes empreitadas “originais” de Adam Sandler não renderam muita grana, o ator resolveu apostar numa continuação de um projeto que deu certo que foi “Gente Grande” de 2010. Confesso que até dei algumas risadinhas com o primeiro, mas nada expressivo. Já essa continuação comprova o sentido da palavra desnecessário. Sem graça, arrastado e cheio de piadas repetitivas e já vistas em todos os demais projetos de Adam Sandler e sua turma, "Gente Grande 2" é uma bomba!

Leia a crítica completa clicando AQUI!

 
08. A HOSPEDEIRA


Baseado em um livro de Stephanie Meyer (!) autora de você já sabe qual “saga” de fantasia atualmente, “A Hospedeira” é a prova concreta da incompetência de uma escritora em criar algo sem nunca deixar de cair na cafonice e em conceitos que ela própria não parece entender, e pra isso, decide criar um triangulo amoroso para distrair as incongruências da história. E triângulo amoroso nas mãos de Stephenie Meyer você já viu né? Pois bem, mas a culpa é também do diretor Andrew Niccol, que dirigiu o excelente “O Senhor das Armas” e o eficiente “O Preço do Amanhã”, que ao menos se pode considerar uma verdadeira ficção cientifica. E não isso aqui chamado de “A Hospedeira”. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

09. DEPOIS DA TERRA


Wil Smith é um ator muitíssimo carismático que já mostrou talento para drama, mas em filmes de ação, principalmente, Will fica ótimo. Mas agora o ator esta numa missão de colocar o seu filho nos holofotes e dar continuidade ao legado da família. Para isso, desenvolveu uma história e colocou nas mãos de um diretor duvidoso chamado M. Night Shyamalan, é aquele mesmo que fez o ótimo “O Sexto Sentido”, mas depois... Portanto, “Depois da Terra” é esse filme sem graça, sem ritmo, uma ficção cientifica barata com uma trama nada empolgante. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

10. O CAVALEIRO SOLITÁRIO


Essa foi sem dúvida a maior decepção do ano pra mim! Primeiro porque sou fã incondicional de Johnny Depp e principalmente da franquia “Piratas do Caribe”, que mesmo com os problemas a tenho no meu coração. Quem me conhece sabe disso. Então, assistir nosso querido Johnny, literalmente, se repetindo como Jack Sparrow e o diretor Gore Verbinski criar um filme longo, lento, onde nada acontece e que só o final é digno de elogios é realmente decepcionante. E ainda mudaram muita coisa do seriado “The Lone Ranger” transformando o imponente protagonista em um coadjuvante do seu próprio filme e num sujeito desengonçado e cômico. Sendo que O Cavaleiro Solitário nunca foi! 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

11. O CONSELHEIRO DO CRIME


Javier Bardem, Penélope Cruz, Cameron Diaz, Michael Fassbender e Brad Pitt. Esse é o elenco que integra este “O Conselheiro do Crime”. O filme também é dirigido por Ridley Scott, diretor que fez “Alien – O Oitavo Passageiro”, “Blade Runner” e “Gladiador”. Entender então o marasmo e a falta de criatividade na direção de Scott aqui é o X da questão. Principalmente com a reunião de um elenco como esse. Fraquíssimo! 

12. O ´ÚLTIMO EXORCISMO PARTE 2


Não considero o primeiro filme um filmaço. Mas tinha uma história concisa e bem descrita. E usava o artifício da “câmera amadora”, que ficou na moda depois do primeiro “Atividade Paranormal” e que, ainda bem, já diminuiu essa empolgação hoje em dia, mas este segundo capítulo deixa de lado o formato amador e aposta na linguagem padrão. Mas a história estende algo que não têm nada para se estender, e investe em um final que abre para o começo do apocalipse, e claro, um terceiro filme. Infelizmente. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

13. PARA MAIORES

Vários sketches dentro de um sketch maior. Algo meio que parecido com um Saturday Night Live. O objetivo é ser tosco e ilógico, e de fato é. O problema é que nenhum dos sketches possui algo concreto com o que brinca, e muito menos com o que deseja falar. No fim, é um emaranhado de situações sem nexo, e principalmente, sem a menor graça. E olha que o elenco é um dos melhores já reunidos na história de Hollywood! Uma pena! 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

14. R.I.P.D - AGENTES DO ALÉM


R.I.P.D possui uma ideia até com certa originalidade, se não fosse o restante da história que abusa dos clichês e uma fórmula que tenta emular o sucesso de “M.I.B – Homens de Preto”. No fim, ficou um filme cheio de pretensões, todas mal executadas e um desperdício de bons atores. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

15. RIDDICK 3


Vergonha! Vergonha! Vergonha! Mal escrito, mal filmado, cenas de ação extremamente mal editadas e sem nenhuma empolgação, nem mesmo o carisma de Vin Diesel salva essa bomba da desgraça total! Terceiro filme de uma série vinda dos games, mas que, ao menos no cinema, nunca teve nada de memorável. Apesar do primeiro “Eclipse Mortal” ser bonzinho, mesmo assim, nem ele, nem o segundo e muito menos esse terceiro valem a pena. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

16. SEM DOR, SEM GANHO


Michael Bay sem dúvida ficou conhecido porque investiu num estilo que tornou seus filmes bem notáveis, bem com sua cara. Cheio de explosões em praticamente todas as cenas, muita correria e ação desenfreada. O público ama! Eu gosto e muito da idéia, mas o problema é que Michael Bay exagera tanto que chega um momento que fica cansativo. E depois de anos ocupado com a franquia “Transformers”, eis que Bay decide dirigir um projeto “autoral”, mas, claro, sem deixar de ser o Michael Bay. E mesmo sendo baseado em fatos real, nas mãos de Bay nada, de fato, fica interessante. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

17. SOBRENATURAL: PARTE 2


Gostei muito do primeiro “Sobrenatural”, de 2010, dirigido por James Wan que também lançou este ano o excelente “Invocação do Mal”, no entanto, este “Sobrenatural: Parte 2” se transforma em um filme de aventura, com pouco suspense, uma história que só vale pelas ligações com o primeiro que são muito bem feitas, mas no fim, nada de surpreendente ou impactante. Ainda temos momentos de humor que tornam o filme ainda mais banal e desinteressante fazendo o público mais rir tirando a seriedade desta continuação. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

18. SOMOS TÃO JOVENS


Outra decepção que tive com Renato Russo este ano. Agora um filme que fala de sua adolescência, “Somos Tão Jovens” é aquela biografia chapa branca que mostra a pessoa isenta de falhas, e ainda que mostre os lados negativos, suaviza. O que vale é os momentos musicais com Renato cantando. Fora isso, é uma biografia que nada acrescenta, e esta longe de mostrar a figura complicada e conturbada de Russo, mas que tinha um talento musical inesquecível. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!

19. TODO MUNDO EM PÂNICO 5



É “Todo Mundo em Pânico” poxa vida! Só o primeiro que presta e olha lá. Agora, o quinto? Precisa perder tempo falando alguma coisa? 


20. UMA NOITE DE CRIME

“Uma Noite de Crime” possui um argumento bacana. Diferente. Mas caí no pecado de se preocupar apenas com uma situação e no final, a tentativa de se fazer um suspense é frustrante. 

Leia a crítica completa clicando AQUI!


Comentários por Matheus C. Vilela

0 comentários: