Pages

sábado, 21 de junho de 2014

NoCinema: COMO TREINAR O SEU DRAGÃO 2

How To Train Your Dragon 2-EUA
Ano: 2014 - Dirigido por: Dean DeBlois
Vozes de: Jay Baruchel, Gerard Butler, Cate Blanchett

NOTA: «««««

Sinopse: Cinco anos após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço (voz de Jay Baruchel) convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka (voz de Cate Blanchett), mãe de Soluço, que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist (Djimon Hounson), que deseja controlar todos os dragões existentes.


Como Treinar o Seu Dragão”, de 2010, é para mim a melhor animação da DreamWorks até hoje. Ponto. Quando lançada minha reação ao término do filme foi de extrema surpresa por ter assistido uma obra madura, emocionante e profunda na construção dos seus personagens. Principalmente ao abordar a deficiência física de maneira sutil e ao mesmo tempo memorável. Isso sem falar das relações familiares muito bem desenvolvidas. Tudo isso era algo que a DreamWorks nunca havia apresentado antes quando começou a fazer animações em formato tridimensional com “FormiguinhaZ”. O estúdio sempre era sinônimo de continuações e filmes cômicos, principalmente quando “Shrek” estreou. Mas com “Como Treinar o Seu Dragão” a empresa mostrou outra cara. 

Mas, claro, velhos hábitos nunca mudam. A DreamWorks sempre foi adepta de continuações de filmes que fazem sucesso. Acertou com “Shrek 2” e “Kung Fu Panda 2”, que considero melhores que o original, mas derrapou feio com “Shrek Terceiro” e “Shrek Para Sempre” que são um vexame para a franquia do ogro. E com o grande sucesso de “Como Treinar o Seu Dragão”, quatro anos depois estamos aqui assistindo “Como Treinar o Seu Dragão 2” no cinema. 


O filme não faz feio em relação ao original amadurecendo os personagens e trazendo uma relação familiar ainda mais tocante e emocionante que o primeiro, com uma nova personagem que aparece, na história do filme, depois de muitos anos de ausência. Estou falando da mãe do protagonista Soluço, Valka, que foi dada como morta ainda quando ele era criança. A relação de Soluço, do seu pai Stoick e de Valka se dá de um jeito irretocável e confesso que me emocionei com uma construção tão bela do encontro de Soluço com ela, e posteriormente, do reencontro dela com Stoick. 

A animação também não poderia estar mais bela. Agora com os moradores da Ilha de Berk domando os dragões, abriu-se caminhos para eles conhecerem outros mundos. Aqui, temos diferentes cenários sendo cada um mais belo que o outro. As cenas de voo são lindíssimas e utilizam da melhor maneira possível o recurso do 3D. Aliás, o 3D no primeiro filme já foi algo eficiente, e agora no segundo é ainda melhor ajudando bastante a nossa imersão nas cenas, sejam nas sequencias de ação ou nos momentos em que estamos sendo apresentados a uma terra diferente. 


Só que nem tudo são mil maravilhas em “Como Treinar o Seu Dragão”. Apesar de manter o padrão de qualidade em relação ao anterior em alguns aspectos, o filme perde quando falamos do seu vilão. Agora temos um vilão, e é complicado quando o que há de mais interessante no filme são situações que não envolve em nenhum momento o vilão, que aqui é um sequestrador de dragões que almeja dominar o mundo utilizando os mesmos, e para isso, possui o controle de um dragão alfa e está formando um exército dos bichos para executar o seu plano. Porém, a sensação deixada é a de que os roteiristas não encontraram uma saída melhor para o confronto no ato II do roteiro. O vilão é um figura que nunca se destaca, suas motivações são superficialmente exploradas e é extremamente apático. Apesar de termos uma cena onde discursa para Soluço os motivos de suas atitudes, ainda assim, ele nada convence e pouco é aprofundado. Parece estar ali apenas por uma obrigação, não por acrescentar algo ou ser importante. 

Fora isso, “Como Treinar o Seu Dragão 2” não decepciona. É um filmaço lindo e emocionante! Dirigido dessa vez por Dean DeBlois, o diretor já foi confirmado no comando do terceiro filme e agora é esperar com bom ânimo e empolgação retornar à Ilha de Berk e vivenciar mais uma outra grande aventura com Soluço e Banguela. Recomendado!

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: