Pages

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

UMA NOITE DE CRIME

The Purge-EUA
Ano: 2013 - Dirigido por: James DeMonaco
Elenco: Ethan Hawke, Lena Headey, Edwin Hodge

NOTA: «««««

Sinopse: Quando o governo norte-americano constata que suas prisões estão cheias demais para receberem novos detentos, uma nova lei é criada, permitindo todas as atividades ilegais durante 12 horas. Este período, chamado de Noite do Crime, é marcado por milhares de assassinatos, linchamentos e outros atos de violência por todo o país. O intuito, segundo o governo, é permitir que todos os cidadãos libertem seus impulsos violentos, garantindo a paz nos outros dias do ano. Neste contexto vive a família de James Sandin (Ethan Hawke), um vendedor de sistemas de segurança que prospera graças à Noite do Crime. Quando o evento ocorre, no entanto, o filho de James aceita abrigar um homem perseguido por psicopatas. Logo, toda a família está em perigo, seja dentro de sua própria casa, com a presença do desconhecido, seja pelas ameaças vindas dos psicopatas em frente ao imóvel, que prometem entrar e matar a todos.


O conceito apresentado por “Uma Noite de Crime” é interessantíssimo. O filme começa com um letreiro explicando que os EUA institucionalizaram uma data no ano onde os cidadãos podem se “purificar” cometendo todo e qualquer tipo de violência, desde que seja feita dentro das 12 horas estipuladas por lei. Após essa instauração do governo, o país encontrou a tão almejada paz dentro de sua sociedade, com toda a população vivendo em mútuo respeito durante os 364 dias no ano, exceto, obviamente, na Noite de Crime. 

É curioso imaginar como seria na vida real se tal lei fosse aprovada por algum governo. Lidar com pessoas é uma atividade ao mesmo imprevisível quanto desgastante, e só de imaginar um período sem regras ou tolerância com as pessoas podendo realizar qualquer ato desejado de violência, soa curioso. 


Mas “Uma Noite de Crime” não é um filme que busca explorar as nuances dessa ótima proposta, que envolve temas de sociedade e política. É um filme que foca no ato e como essa atitude se rebaterá contra determinada pessoa. No caso aqui, do protagonista interpretado por Ethan Hawke, um pai de família que vende equipamentos de segurança para a Noite do Crime e que é surpreendido por um grupo decidido a matar um cidadão que o filho de Hawke permitiu, sem sua autorização, a se refugiar dentro da sua casa. Sem a entrega do rapaz, a violência cairá sobre a família de Hawke. 

Portanto, como suspense, “Uma Noite de Crime” é extremamente previsível e sem criatividade. Como ação, funciona apenas em um único momento quando Hawke inicia uma briga com membros do tal grupo, e tudo, devido à eficiente direção do momento. Mas fora isso, o diretor James DeMonaco dificilmente engrena no ritmo e perde uma oportunidade de explorar questões mais interessantes acerca desse conceito original.

Comentário por Matheus C. Vilela

0 comentários: